Localizada em Taipei, Taiwan, essa esse incrível edifício é um exemplo de uma construção totalmente renovável e ecológica. Construído a partir de 1,5 milhões de garrafas de plástico reciclado, este pavilhão maciço é surpreendentemente forte o suficiente para suportar as forças da natureza, incluindo incêndios e terremotos!

Projetado pelo arquiteto Arthur Huang, o pavilhão de nove andares de US $ 3 milhões USD é alimentado por energia solar e foi construído para o mantra de “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”.

Como o primeiro edifício do mundo de seu tipo, EcoARK é um feito arquitetônico incrível. A chave para o projeto EcoARK estava com polli-tijolos, um bloco de construção oco feito de PET reciclado desenvolvido pela Miniwiz. Os polli-tijolos foram fabricados a partir de mais de um milhão de garrafas de plástico reciclado derretido em pelotas de PET e re-engenharia em uma nova forma de garrafa-. Os polli-tijolos moldados por sopro apresentam ranhuras de encaixe que se encaixam bem como LEGOs e requerem apenas uma pequena quantidade de selante de silicone.

Uma vez montados em painéis retangulares planos, os polli-tijolos são revestidos com uma película resistente ao fogo e à água. Fachada curvo e transparente do EcoARK é constituído por estas modulares painéis aparafusadas e montado sobre uma estrutura de aço estrutural. Embora o EcoARK pesa metade do que os edifícios convencionais, é resistente a terremotos e tufões, e pode suportar ventos sustentados de até 130 quilômetros por hora.

Fonte: Meio Ambiente Rio