Os plásticos são seguros e não causam doenças. Existem inúmeros estudos científicos que esclarecem e comprovam que as substâncias que compõem os plásticos são seguras à saúde humana. Ainda assim, órgãos de saúde e vigilância regulamentam o uso desses produtos, garantindo a saúde das pessoas.

Uma das principais funções dos plásticos é de proteger. Protegem os alimentos, desde o campo, até a mesa, mantendo sua integridade e qualidade, reduzindo perdas e trazendo benefícios à saúde e ao bolso.

Os plásticos também estão presentes na distribuição da água que bebemos. O uso de tubulações de plásticos garante a potabilidade da água nos protegendo contra doenças como cólera, diarréia, esquistossomose. Da mesma forma, os plásticos são os principais produtos do saneamento básico, pela eficiência e custo-benefício.

Sinônimo de qualidade de vida, a medicina também se utiliza amplamente de plásticos para manter a higiene e criar soluções para salvar vidas, utilizando desde seringas até os modernos corações artificiais. Além de gerar melhoria na qualidade de vida, estes itens têm aumentado a expectativa de vida da população.