Com o intuito de evidenciar importância dos plásticos na vida das pessoas, além do consumo responsável e do descarte adequado, a Plastivida, em parceria com o Metrô de São Paulo, promoveu, no dia 16 de junho, um desfile de moda, na estação Sé do metrô, composto de roupas criadas a partir de plásticos reutilizados (embalagens, tampinhas, frascos, etc).

Cinco modelos, usando as diferentes criações feitas de plásticos, embarcaram em cinco diferentes estações da cidade (Brás, Marechal Deodoro, Paraíso, Luz e Ana Rosa) e se encontraram na estação Sé, onde se juntaram à sexta modelo e realizaram o desfile propriamente dito.

Os vestidos apresentados foram criações da estilista Consuello Matroni, que este ano comemora 40 anos de carreira. Consuelo tem hoje um acervo de mais de 60 roupas feitas com materiais reutilizados diversos, principalmente plásticos, justamente para abordar a importância da reutilização e reciclagem.

Além do desfile, as modelos interagiram com o público, distribuindo brindes feitos de material plástico reciclado e abordando a coleta seletiva e a reciclagem, a partir do exemplo dos cartões de crédito, que foram depositados em máquinas específicas para essa finalidade – os Papa Cartões®.

O equipamento tritura os cartões (débito, crédito, seguro-saúde, fidelidade, telefônico, cartões-presente, bilhete único e outros, inclusive os que contêm chip e tarja magnética) com toda a segurança e os prepara para serem transformados em novos produtos (porta-copos, placas de rua, capa de caderno, entre outros).

Para o presidente da Plastivida, Miguel Bahiense, a questão da sustentabilidade está presente na vida das pessoas o tempo todo e levar essas informações às estações do metrô tem tudo a ver com o trabalho que a entidade realiza cotidianamente. “Buscamos dialogar com a população para mostrar que os plásticos são fundamentais no desenvolvimento social e que, com a informação correta, é possível que cada cidadão contribua para a gestão adequada de seus resíduos e a preservação do planeta”, afirma o executivo.