Com o objetivo de levar informações sobre os plásticos, sua contribuição para o desenvolvimento social, econômico e seus benefícios ambientais, assim como as boas práticas de utilização, coleta seletiva e reciclagem, a Plastivida e o Instituto Brasileiro do PVC participarm, no dia 5 de novembro, da comemoração dos 13 anos do Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Atlântica. A festa de aniversário do CEU contou com uma mostra cultural na qual as entidades promoveram ações de educação ambiental.

Na ocasião foram apresentados os resultados da parceria que as entidades já têm com o CEU Vila Atlântica, como a Campanha Tampinha Legal, que promoveu a coleta de tampas plásticas. A Plastivida realizou uma exposição de trabalhos artísticos feitos pelos alunos da unidade e na qual foram criados jogos educativos com os materiais coletados por eles. A iniciativa contou com o envolvimento de estudantes, da comunidade, e dos estabelecimentos comerciais da região que ajudaram a coletar as tampinhas que foram transformadas em brinquedos educativos, obras de arte, entre outros produtos.

Além de ressaltar a importância das boas práticas de consumo e descarte dos plásticos, essa iniciativa também reforçou o uso das sacolas plásticas como instrumento fundamental para a coleta seletiva. A ação contemplou sacolinhas especialmente produzidas para a campanha, nos moldes determinados pela prefeitura de São Paulo, com mensagens educativas que estimulam a comunidade a coletar e a destinar os plásticos à reciclagem.

As entidades tembém disponibilizaram no CEU Vila Atlântica uma máquina Papa Cartão para que as pessoas descartassem seus cartões de plástico (débito, crédito, seguro-saúde, fidelidade, cartões-presentes, credenciais, cartões telefônicos, bilhete único e outros, inclusive os que contêm chip e tarja magnética) que não têm mais utilidade. Neste equipamento os cartões são triturados com segurança para serem encaminhados à reciclagem e transformados em novos produtos. Para que os alunos e a comunidade entendessem todo o processo de descarte, coleta e transformação desse resíduo, o CEU ganhou placas de sinalização, feitas com os cartões reciclados.

Para Miguel Bahiense, presidente da Plastivida e do Instituto Brasileiro do PVC, parcerias como essa iniciada com o CEU Vila Atlântica são de extrema importância para a conscientização da sociedade sobre o uso responsável e o descarte adequado dos plásticos, materiais que trazem benefícios sociais, econômicos e ambientais. ”A educação ambiental é uma das formas de mostrar para a população que pequenas ações individuais podem ajudar na preservação do Planeta, por isso acreditamos que parcerias como essa com o CEU Vila Atlântica devem se tornar cada mais frequentes em prol do bem estar social e ambiental”, explica o executivo.