Na semana em que se comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente, a Plastivida, em parceria com o Instituto Brasileiro do PVC, realizará uma série de atividades para promover a educação ambiental e as boas práticas de uso, coleta e reciclagem de plásticos, no Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Atlântica, da Prefeitura de São Paulo, com os alunos da educação infantil e do ensino fundamental. Nos dias 5 e 6 de junho, serão realizadas oficinas de arte e de educação ambiental para cerca de 1.000 crianças, além de familiares e a comunidade local.

Coleta de tampinhas plásticas - Durante o evento, nas oficinas de arte, os participantes vão aprender a reutilizar tampas plásticas, fazendo obras de arte, jogos educativos e outros objetos. Essas atividades são parte do Programa Tampinha Legal®, que fomenta a coleta, reutilização e reciclagem desse material.

Este é o segundo ano do Tampinha Legal® no CEU Vila Atlântica. Na primeira fase da campanha realizada em 2016, com duração de 2 meses, foram coletadas mais de 31.000 tampinhas. Nos dias 25 e 26 de maio, a Plastivida lançou a segunda fase do Tampinha Legal® , em um evento com ações educativas, teatro de fantoches, distribuição das sacolas plásticas para a coleta das tampinhas e a disponibilização de coletores para as salas de aula.

Coleta de cartões de PVC - Também serão coletados, durante o evento, os cartões de PVC e outros plásticos, vencidos e sem uso, com e sem chip (crédito, débito e outros), por meio dos coletores Papa Cartão®, que preparam os cartões para serem reciclados. Essa ação faz parte do Programa Reciclagem de Cartões (RC) que já vem sendo realizada no CEU Vila Atlântica desde 2016.

Até o momento, a comunidade coletou mais de 1.000 cartões na unidade. Esse material foi reciclado e transformado em placas de sinalização que serão instaladas na unidade do CEU, com a participação e o envolvimento das crianças. São placas feitas com PVC reciclado, em cores diferentes, que, além de proporcionar a orientação das pessoas dentro da unidade, também servirão como exemplo de que o PVC e os outros plásticos, quando reciclados, ganham novas utilidades.

Segundo Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, a semana do Meio Ambiente é ideal para reforçar a importância da coleta seletiva e da reciclagem dos plásticos. "Parcerias como essa, com o CEU Vila Atlântica devem se tornar cada vez mais frequentes, pois o envolvimento da população faz com que ela ganhe consciência de seu papel na preservação ambiental", explica o executivo.

Serviço: Plastivida e Instituto Brasileiro do PVC realizam ação de educação ambiental no CEU Vila Atlântica
Data: dias 5 e 6 de junho
Horário: das 7h às 18h
Local: R. Cel. José Venâncio Dias, 840 - Vila Jaragua, São Paulo.
Contamos com sua presença!