Plastivida participou do

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

  

Praia das Astúrias, Guarujá/SP. Dia 20/09/2019.

 

A Plastivida e o Instituto Brasileiro do PVC participaram das atividades que marcaram o “Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias”, com ações em praias do litoral paulista (Praias das Astúrias e Pitangueiras, no Guarujá e Perequê-Açu, em Ubatuba). O objetivo foi despertar a consciência para a importância do consumo responsável, destinação adequada dos resíduos, da reciclagem dos plásticos, além da preocupação com a preservação do ambiente marinho.

A programação incluiu duas atividades: o Projeto “EnTenda o Lixo”, no qual especialistas do Instituto Oceanográfico da USP (IO/USP) buscam o engajamento da sociedade sobre o consumo responsável e a disposição correta dos resíduos sólidos, para que se adote, assim, um comportamento de respeito ao meio ambiente, e o “Esse lixo é seu?”, no qual as pessoas tomam contato com resíduos sólidos retirados do ambiente marinho e são estimuladas a refletir sobre o problema e as formas de solução. 

 

Estudantes no EnTenda o Lixo recebendo informações sobre a importância da preservação do ambiente marinho.

 

A ação no Guarujá contou com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente do Município. No dia 20, o EnTenda o Lixo recebeu alunos da rede de ensino municipal e, no dia 21, um grupo de escoteiros do 77° Grupo Escoteiro Jair Mattenauer Silveira, além da população local.

Durante os eventos, os participantes também receberam o livro “Nós e o Plástico”, que aborda a importância da coleta seletiva e a reciclagem dos plásticos de forma lúdica e a história em quadrinhos “Mariana e a batalha contra os supermacabros: a ameaça do lixo nos mares” que mostra as consequências dos resíduos que chegam aos oceanos e evidencia a importância de cada cidadão na preservação do ambiente marinho.

 

Praia Perequê-Açu, Ubatuba/SP. Dia 21/09/2019.

 

Praia das Pitangueiras, Guarujá/SP. Dia 21/09/2019.