Plastivida lança modelo online de aulas e oficinas sobre educação ambiental para instituições

 

O primeiro trabalho online foi realizado para o Colégio Salesiano Santa Teresinha com resultados aprovados por educadores e alunos

  

Site para votação, aberta ao público. 

Muitas vezes, os plásticos são apresentados de forma equivocada nas grades de ensino de escolas e universidades a partir de uma visão negativa do produto e de seu impacto ambiental. Visando criar uma narrativa embasada e ampliar a visão e compreensão dos educadores e da sociedade sobre o tema, a Plastivida adequou-se ao cenário de pandemia e isolamento social e desenvolveu um programa de aulas e oficinas online sobre os plásticos, um novo formato, dinâmico e interativo para auxiliar e atender escolas, universidades e outras instituições de ensino nessa nova realidade. 

O conteúdo engloba desde as aulas conceituais sobre o entendimento dos plásticos, suas características, origem, tipos, aplicações, consumo responsável, destinação correta, reciclabilidade e sustentabilidade, até as oficinas de reutilização do material pós-consumo para a confecção de brinquedos e obras de arte. 

Em setembro, a Plastivida aplicou esse projeto no formato online inicialmente com aproximadamente 340 alunos do Colégio Salesiano Santa Teresinha, de São Paulo. Para Débora Regina de Freitas, coordenadora Pedagógica Ensino Fundamental I do Colégio, o ambiente escolar é bastante favorável para o cultivo da cidadania consciente, visando formar valores e atitudes com foco no desenvolvimento sustentável. “Esse planeta é a casa comum de todos nós e devemos assumir a responsabilidade de criar um ambiente sustentável, respeitoso e justo. Agradecemos à Plastivida pela iniciativa em proporcionar aos alunos momentos de reflexão e aprendizagem quanto à educação ambiental.”

O trabalho com o Colégio Salesiano Santa Teresinha ainda não terminou. Para engajar ainda mais os estudantes e professores, realizamos um concurso de criatividade, no qual as crianças desenvolvem brinquedos, obras de arte ou jogos educativos com os plásticos pós-consumo. Tanto os educadores e funcionários da instituição, familiares, quanto a equipe Plastivida e seus associados serão convidados a votar nos melhores trabalhos, que irão receber os prêmios (kits educativos da Plastivida). Para tanto, basta acessar o link: https://plastividasalesiano.blogspot.com/

Para Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, a entidade vem se reinventando para manter seu trabalho de disseminação das informações corretas sobre os plásticos, mesmo durante essa pandemia. “Acreditamos que o formato online é bastante eficaz e temos total condição de formar, com maior alcance, multiplicadores dos conceitos de sustentabilidade, consumo responsável e da destinação correta dos plásticos, produtos essenciais na vida das pessoas”, afirma o executivo.