O diretor superintendente da ABIPLAST, Paulo Teixeira esteve na abertura e durante o seu discurso analisou a utilização do plástico em produtos da indústria 4.0. "Na nova manufatura avançada, o plástico será componente importante de Drones, LCDs, circuitos eletrônicos, carros elétricos e híbridos, que precisam ser cada vez mais leves, embalagens inteligentes e numerosos outros itens de elevada tecnologia". Na oportunidade, também salientou que o apoio dos sindicatos ao desenvolvimento do setor é indispensável, porque promove um espaço onde são compartilhadas expertises e soluções inteligentes para o enfrentamento dos desafios que os empresários enfrentam no dia-a-dia.

Simone Carvalho, assessora técnica da ABIPLAST, participou da mesa de debate sobre "Sustentabilidade: Gestão do Pós-Consumo", no dia 9, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Além desse tema, foram discutidos, em outros painéis, assuntos relevantes para a cadeia produtiva, como o Acordo Setorial, propostas de desoneração da indústria de reciclagem no âmbito do GT3 e coalizão empresarial.

O setor de transformados plásticos tem mais de 120 empresas no Espírito Santo, que geram aproximadamente oito mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos.

A programação do evento, que contou com o apoio da Abiplast, Serviço Social da Indústria(SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), da Plastivida, da Almaco e do Studio R. Szpilman, reuniu empresas do ramo e outros públicos que atuam na cadeia do plástico e seus parceiros. O programa teve workshops, entrega do Prêmio Plast-Inova, "Prêmio Aluno Destaque da Escola Senai do Plástico", almoço de negócios e dia de lazer e cultura, além de agenda especial voltada aos filhos dos profissionais e empresários do setor.

O "Prêmio Plast-Inova" tem o intuito de estimular a cultura da inovação. Participam micro, pequenas, médias e grandes empresas associadas ao sindicato e que tenham desenvolvido produtos, processos ou modelos de negócios inovadores em sua atividade econômica.

Os cinco melhores trabalhos receberam certificados de Menção Honrosa e o primeiro colocado de cada categoria foi contemplado com o troféu "Prêmio Empresarial de Inovação", confeccionado pelo artista plástico e designer Rubens Szpilman, que faz parte de um seleto time de designers, criando peças exclusivas para a americana WaterWorks, maior e mais sofisticada rede de boutiques de banho do mundo, com 30 lojas nos EUA.

Fonte: Moldes Injeção Plásticos