A Plastivida, juntamente com o Instituto Brasileiro do PVC, amplia sua parceria com os Centros Educacionais Unificados (CEUs), da Prefeitura de São Paulo e, este mês, inicia o Curso de Formação dos Educadores para os professores do CEU Pêra Marmelo, na Vila Santa Lucrécia, região do Jaraguá, em São Paulo.

Com o objetivo de formar multiplicadores dos conhecimentos sobre educação ambiental, uso responsável, reutilização, coleta seletiva e reciclagem de plásticos, foi criado o curso “Sustentabilidade e Educação: Os plásticos, reciclagem e resíduos sólidos”. Esse curso se insere em um modelo de Programa de Educação Ambiental homologado pela Diretoria Regional de Ensino, da Secretaria de Educação de São Paulo (DRE – Pirituba), gerando pontos de carreira para os professores participantes.

Com carga horária de 13,5 horas/aula, (12h presenciais e 1h30 de projeto de conclusão do curso). O curso abordará os temas: Plásticos: Ciência e Sociedade; Política Nacional de Resíduos Sólidos; Reciclagem dos Plásticos; Por um mar Limpo; e Educação Ambiental. O projeto de conclusão será sobre os Programas: Tampinha Legal® (coleta e reciclagem de tampas plásticas) e Reciclagem de Cartões (coleta e reciclagem de cartões de plástico).

As atividades com o CEU Pêra Marmelo vão além da formação de professores e multiplicadores. As crianças e a comunidade também estão sendo envolvidas em uma série de atividades que promovem a educação ambiental, entre elas a coleta e reciclagem de tampinhas plásticas (Tampinha Legal®) e de cartões de plástico, como os de débito, crédito, entre outros (Programa Reciclagem de Cartões). “Nosso objetivo é melhorar a relação da comunidade com os plásticos, por meio de ações que mostrem a importância desses produtos em seu dia a dia e que as suas ações são fundamentais para a preservação do Planeta”, afirma Miguel Bahiense, presidente da Plastivida e do Instituto Brasileiro do PVC.

As entidades iniciaram a parceria com os CEUS em 2016, com ações na unidade Vila Atlântica. A perspectiva é que a parceria se estenda para os 46 CEUs de São Paulo até 2020.