A Plastivida, em parceria com a revista Scientific American Brasil e os Institutos Oceanográfico e de Estudos Avançados da USP, vai participar do seminário "O Futuro dos Oceanos", que será realizado, no próximo dia 8 de junho, em São Paulo, em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos.

O objetivo do encontro é promover um debate sobre questões cruciais para conservação e o futuro dos mares. Entre os temas do evento, destaca-se a palestra do presidente da Plastivida, Miguel Bahiense, sobre as soluções que devem ser adotadas para manter os oceanos livres de lixo.

Uma dessas medidas é a atuação do "Fórum Setorial dos Plásticos - Por Um Mar Limpo". O programa é um marco na atuação da indústria brasileira para compreender e mapear a origem da poluição dos mares, na articulação entre diversos setores e na elaboração de ações para mitigar esse problema de impacto global.

O "Fórum Setorial dos Plásticos - Por Um Mar Limpo" é fruto de uma parceira entre a Plastivida e o Instituto Oceanográfico da USP (IOUSP), firmada em 2012, para a realização de estudos científicos e ações ambientais com o objetivo de mapear e obter informações técnicas sobre este assunto no Brasil.

Miguel Bahiense reafirma a importância que esses debates possuem para a preservação do meio ambiente. "O debate sobre esses temas apontam caminhos para que sejam tomadas as medidas corretas e para que novas iniciativas ambientais possam surgir na mitigação desse problema", afirma Bahiense.Além desses temas, o seminário ainda vai abordar outros assuntos, como os impactos das mudanças climáticas, a preservação da vida e biodiversidade marinha e outras estratégias para a conservação marinha, com destaque para as áreas de proteção.