Visando conscientizar a população sobre o tema “lixo nos mares”, com propostas de soluções para mitigar esse problema, o Fórum Setorial dos Plásticos – Por Um Mar Limpo, organizado pela Plastivida e o Instituto Oceanográfico da USP, realizará em Ubatuba/SP (entre os dias 17 e 24/01, na praia do Lázaro; nos dias 18 a 20/01 e de 25 a 27/01, na praia Perequê-açu), as atividades do projeto “EnTenda o Lixo”, que corresponde a uma estratégia de mobilização e conscientização da sociedade para a melhoria da qualidade do ambiente marinho, pautada por uma abordagem problematizadora, sensibilizadora e dialética acerca da temática lixo nos mares.

Uma das atividades será “Esse lixo é seu?”, que promove a discussão sobre os diferentes tipos de resíduos e potenciais origens. Por meio do contato com uma coleção de resíduos sólidos retirados do ambiente marinho, banners com questões norteadoras e fotos sensibilizadoras, os participantes serão estimulados a refletir sobre a problemática e sobre ações que podem contribuir para sua solução

Outra atividade que será apresentada é o “Mar que queremos”, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos oceanos para o planeta e de que maneira o lixo pode comprometê-lo. Além disso, serão apresentadas curiosidades e informações sobre o tema dentro de um túnel, simulando um oceano, no qual os participantes poderão propor ações para mitigar o problema e transformar os oceanos em um ambiente livre de resíduos.

Estas ações ocorrerão durante o “Verão no Clima”, uma campanha anual de educação ambiental no litoral paulista, desenvolvida este ano pela nova Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.

Para mais informações: www.ambiente.sp.gov.br/veraonoclima

SERVIÇO:

“Verão no Clima” – “Projeto EnTenda o lixo”

Datas: 17 e 24/01/19 – das 10h às 18h - Praia do Lázaro

18 a 20/01/19 - das 8h às 18h - Praia do Perequê-açu

25 a 27/01/19 - das 8h às 18h - Praia do Perequê-açu

Local: Praias de Ubatuba/SP

Sobre o “Fórum Setorial dos Plásticos - Por Um Mar Limpo”: é um marco na atuação do setor industrial brasileiro para compreender a origem da poluição dos mares, articular entre diversos setores e propor ações para mitigar esse problema de grandeza mundial. Com ações que envolvem públicos diversos – a população, as indústrias e o poder público – o fórum tem atuado em níveis nacional e internacional, com o objetivo de contribuir com a mudança desse cenário.

Em 2012, após a Plastivida se tornar signatária da “Declaração Global da Indústria dos Plásticos”, movimento mundial pela preservação do ambiente marinho, a entidade firmou um convênio com o Instituto Oceanográfico da USP (IOUSP) para a realização de um projeto técnico-científico sobre o tema. Ao longo dos anos, diversos estudos científicos e atividades foram e continuam sendo realizados pelo IOUSP em parceria com a Plastivida, com o objetivo de mapear e obter informações técnicas sobre este assunto no Brasil.

Inicialmente, foi feito um amplo levantamento bibliográfico, nacional e internacional, de artigos científicos sobre o assunto. Entre esses trabalhos, procurou-se identificar a magnitude do problema do acúmulo de resíduos, padrões relacionados à sua distribuição e às principais fontes geradoras, as abordagens metodológicas utilizadas e, principalmente, as tendências em termos de monitoramento aplicado em outras partes do mundo, buscando a comparação com o realizado no Brasil.

Foram realizados o diagnóstico e o monitoramento dos resíduos em praias brasileiras (SP, BA e AL), de forma a estabelecer séries temporais de dados e conhecer o tamanho e as características deste problema no Brasil; dimensionar a contribuição do país para o problema global, bem como levantar a origem dos resíduos nos mares e praias brasileiras.

Sobre a Plastivida – A Plastivida é o instituto socioambiental dos plásticos e atua de maneira colaborativa, por meio da educação ambiental, para disseminar informações precisas e científicas sobre os plásticos - suas propriedades, aplicações, reciclabilidade, além do uso responsável e descarte adequado - a fim de contribuir com o desenvolvimento social e ambiental. Para mais informações: www.plastivida.org.br

Plastico Nordeste