A ação “EnTenda o Lixo” será realizada em Ubatuba/SP com a finalidade de conscientizar a população sobre a importância da preservação do ambiente marinho
 
Com o objetivo de informar e conscientizar a população sobre a temática “lixo nos mares”, com ações de educação ambiental e sustentabilidade, o Fórum Setorial dos Plásticos – Por Um Mar Limpo, coordenado pela Plastivida, realizará atividades do Programa “EnTenda o Lixo”, juntamente com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo e o Instituto Costa Brasilis, no período de Carnaval (2 a 5 de março), na Praia da Fortaleza, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. A iniciativa conta com o apoio da Embaixada do Canadá.
 
O Programa “EnTenda o Lixo” engloba diversas ações de educação ambiental com o objetivo de conscientizar turistas e moradores sobre os malefícios que a presença de resíduos sólidos nos oceanos pode acarretar. A iniciativa busca engajar a população sobre atitudes de consumo consciente e da disposição correta dos resíduos sólidos, para que adotem, assim, um comportamento de respeito ao meio ambiente.
 
Durante esses quatro dias, diversas atividades serão desenvolvidas, principalmente para o público infanto-juvenil. Uma delas será a distribuição da história em quadrinhos “Mariana e a batalha contra os supermacabros: a ameaça do lixo nos mares”. A impressão gráfica da história em quadrinhos para esta ação contou com o apoio cultural da Embaixada do Canadá.
 
O material busca sensibilizar a sociedade por meio de uma história sobre os problemas do descarte incorreto dos resíduos que chegam aos oceanos, e evidencia a importância de cada cidadão no descarte correto e na preservação do ambiente marinho.
 
Outra ação que fará parte da programação é a atividade interativa “Esse lixo é seu?”, Por meio do contato com resíduos sólidos retirados do ambiente marinho, banners e fotos, as pessoas serão estimuladas a refletirem sobre o problema e como elas podem ajudar a reverter este quadro. Serão abordados conceitos de consumo consciente, a importância de separar os resíduos para a reciclagem e as consequências do descarte incorreto ao meio ambiente.
 
Para Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, é fundamental ressaltar que a solução não é vilanizar os materiais. “Precisamos conscientizar a sociedade sobre o consumo consciente e a correta destinação dos recicláveis, em sinergia com o conceito da economia circular”, afirma o executivo.
 
Sobre o “Fórum Setorial dos Plásticos - Por Um Mar Limpo”: é um marco na atuação do setor plástico brasileiro para compreender a origem da poluição dos mares, articular entre diversos setores e propor ações para mitigar esse problema de grandeza mundial. Com ações que envolvem públicos diversos – a população, as indústrias e o poder público – o fórum tem atuado em níveis nacional e internacional, com o objetivo de contribuir com a mudança desse cenário.
 
Em 2012, após a Plastivida se tornar signatária da “Declaração Global da Indústria dos Plásticos”, movimento mundial pela preservação do ambiente marinho, a entidade firmou um convênio com o Instituto Oceanográfico da USP (IOUSP) para a realização de um projeto técnico-científico sobre o tema. Ao longo dos anos, diversos estudos científicos e atividades foram e continuam sendo realizados pelo IOUSP em parceria com a Plastivida, com o objetivo de mapear e obter informações técnicas sobre este assunto no Brasil.
 
Sobre a Plastivida – A Plastivida é o instituto socioambiental dos plásticos e atua de maneira colaborativa, por meio da educação ambiental, para disseminar informações precisas e científicas sobre os plásticos - suas propriedades, aplicações, reciclabilidade, além do uso responsável e descarte adequado - a fim de contribuir com o desenvolvimento social e ambiental. Para mais informações: www.plastivida.org.br
 
 
SERVIÇO:
“Projeto EnTenda o lixo”
Data: 02 a 05 de março/2019
Local: Praia da Fortaleza - Ubatuba/SP