Blog do Plástico - 26/03/2019

Credenciamento antecipado prevê mínimo de 45 mil profissionais cadastrados do País e do exterior

Começou ontem, segunda-feira, dia 25 de março, no São Paulo Expo, em São Paulo, a Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha. O evento continuará até sexta feira, dia 29/03. O evento é organizado pela ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química e Informa Exhibitions.

Durante a abertura, o Presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, João Carlos Marchesan, disse que a feira se realiza com a sensação de acerto. “Acerto pela data e formato, diante da expectativa do novo momento da economia, quando a indústria deve crescer este ano puxada pelo mercado interno e o avanço tecnológico das máquinas aqui expostas”, concluiu. Marchesan lembrou que as 10 maiores economias do mundo contam com uma indústria de máquinas desenvolvida.

O presidente da ABIQUIM, Fernando Figueiredo, ressaltou o compromisso da indústria de plástico em reciclar 50% das embalagens até 2030 e 100% até 2050, conclamando a sociedade a assumir o compromisso com a economia circular e a reciclagem dos resíduos. Nesse cenário, a Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha e toda a cadeia produtiva nela presente podem contribuir para também mudar a percepção da sociedade sobre o plástico, segundo Marco Basso, presidente da Informa Exhibitions.

O Presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico da ABIMAQ, Gino Paullucci, trouxe números que dão a dimensão do setor – com suas 11.500 empresas, 326 mil empregos gerados e faturamento anual de R$ 62 bilhões. Com área de exposição 20% superior à edição de 2017, 13 países presentes, além dos fabricantes nacionaise internacionais, a Plástico Brasil vai abordar, entre outros temas, a Indústria 4.0 e o Road Show da VDI e VDMA (Associaçao dos fabricantes de máquinas da Alemanha). Já a Plastivida, presidida por Miguel Bahiense, levará para o Parque das Ideias da feira debates sobre logística reversa, resíduos sólidos e o projeto Tampinha Legal. “Sustentabilidade é o foco dessa edição da Plástico Brasil”, completa Bahiense.

Com a presença dos segmentos de máquinas, equipamentos e acessórios, bem como matérias-primas e resinas, moldes e porta moldes, automação industrial e robótica, periféricos, serviços e soluções, a Plástico Brasil acontece num momento estratégico para a indústria nacional. Primeira grande feira setorial do ano, sua ampla e variada oferta de produtos e soluções cria uma janela de oportunidades para os transformadores e demais atividades ganharem produtividade e competitividade, e se prepararem para a retomada do consumo.

A ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos prevê aumento de 30% nos investimentos em máquinas e equipamentos em 2019. São esperadas aplicações de mais de R$ 2,7 bilhões em modernização tecnológica, ampliação da capacidade industrial, reposição de máquinas depreciadas e outros.

PRESENÇA INTERNACIONAL

Parte significativa das marcas expositoras é representada por 13 países: Alemanha, Argentina, Áustria, China, Estados Unidos, Hungria, Índia, Itália, México, Portugal, Taiwan, Turquia e Suíça, sendo que quatro deles – Alemanha, Áustria, China e Itália – participam com grupos de empresas reunidas em seus respectivos pavilhões. Mais de 60 entidades representativas nacionais e internacionais já garantiram seu apoio ao evento.

São esperados mais de 45 mil visitantes, entre transformadores de plástico, compradores e demais profissionais da construção civil, alimentos e bebidas, embalagens, automóveis e autopeças, perfumaria, higiene e limpeza, farmacêuticos, entre outros.

CONTEÚDO

A Plástico Brasil 2019 oferece uma programação técnica com cerca de 80 horas de seminários, palestras e workshops, a maioria deles gratuita. Confira:

SMED (Single Minute Exchange of Die): Nesta nova versão da Troca Rápida de Moldes, inédita em feiras setoriais na América Latina, os visitantes podem assistir ao vivo uma troca de moldes de maneira totalmente automatizada. Espaço desenvolvido em parceria com as empresas Romi e Stäubli.

1º ABINFER BUSINESS CENTER – ABC 2019: Novidade nesta edição, o espaço criado em parceria com a ABINFER (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais) é dedicado aos fabricantes de moldes, matrizes e ferramentas, e oferece uma solução completa ao reunir tecnologia e conhecimento.

ROADSHOW VDI: BOAS PRÁTICAS ALEMÃS PARA A INDÚSTRIA 4.0: Organizado pela VDI Brasil (Associação de Engenheiros Brasil – Alemanha), em parceria com a VDMA (Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais), demonstra os benefícios da aplicação de boas-práticas alemãs por meio de palestras ministradas por especialistas internacionais e convidados.

PETtalk 2019: Realizado pela ABIPET (Associação Brasileira da Indústria do PET), é o maior encontro do ano para o setor de embalagens PET. Durante dois dias, serão apresentadas e debatidas as novas tecnologias, cenários e temas atuais que abrangem toda a cadeia produtiva.

PARQUE DE IDEIAS: Promove a aproximação entre universidades e o setor produtivo, fator preponderante para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social dos países industrializados. Instituições de ensino do Brasil apresentam seus projetos de inovação e ministram palestras, bem como escolas técnicas e empresas expositoras.

SEBRAE MÓVEL: Uma van customizada oferece gratuitamente conteúdos sobre empreendedorismo e gestão a empresários e empreendedores. O veículo é equipado com todos os instrumentos necessários para a realização de atendimentos presenciais feito por funcionários do SEBRAE-SP, e oferece auxílio a todos os interessados em ter seu próprio negócio ou melhorar os resultados.

SENAI – ESCOLA MÓVEL DE INDÚSTRIA 4.0: Inovadora e moderna estratégia de ensino totalmente voltada à Indústria 4.0. A unidade volante percorre todo o Estado de São Paulo e capacita pessoas em cidades onde não há escolas físicas do Senai-SP.

SUSTENTABILIDADE

Ao lado dos negócios, conhecimento e relacionamento, a Sustentabilidade é um dos pilares da Plástico Brasil 2019. A feira destaca uma série de ações que não só colaboraram com a preservação do meio ambiente, mas também inspiraram os fornecedores, transformadores e demais visitantes profissionais a replicarem tecnologias ambientalmente corretas em seus negócios.