Você sabia que existe uma tecnologia capaz de permitir o cultivo de plantas e a criação de animais integrados na forma de um sistema, a baixíssimo custo? Você já ouviu falar do “Sisteminha” da Embrapa?

“Sisteminha” é o modo carinhoso como os visitantes diários da Embrapa Meio-Norte em Parnaíba (PI) apelidaram o projeto da Unidade Demonstrativa do Sistema Integrado para Produção de Alimentos. Trata-se de uma tecnologia social que se baseia na piscicultura, em pequenos tanques construídos com papelão, plástico ou taipa, que integra um sistema de produção de alimentos, com baixo consumo de energia elétrica e água. A criação de peixes se integra à criação de galinhas de postura, frangos de corte, codornas, preás e minhocas. Os resíduos metabólicos dos peixes, ricos em sais minerais são usados no cultivo de vegetais na forma hidropônica ou convencional em canteiros. A atividade é escalonada para aproveitamento de pequenas áreas urbanas de até 1000m2. O escalonamento da produção semanal de milho verde, feijão verde, forragem hidropônica, macaxeira, batata doce fortificada, outras hortaliças além de frutíferas como o mamão, melancia e melão caipira irrigados com a água do tanque dos peixes, garantem a sustentabilidade do sistema.

Leia completo: http://cidadeverde.com/cienciaviva/85918/cientistas-piauienses-desenvolvem-pesquisas-para-erradicar-fome-no-mundo