Não conseguimos imaginar nossas vidas sem o plástico. É um dos produtos mais utilizados no mundo, conseguindo exercer funções importantes em diversos setores. Além de serem 100% recicláveis, os plásticos possuem características como versatilidade, durabilidade e custo/benefício acessível a todos, tornando o material insubstituível.

Uma das principais aplicações desse material é no setor de embalagens, já que ajudam na proteção de alimentos e outros produtos desde sua produção até o transporte, evitando desperdícios e danos aos produtos. Outra característica é a durabilidade que esse material proporciona para alimentos como frutas, carnes, laticínios, entre outros, já que são versáteis, atóxicos e funcionam na proteção contra agentes externos.

Na medicina podemos encontrar o plástico em produtos que vão desde um simples curativo que usamos para colocar em um dedo cortado, passando pelos materiais que são utilizados rotineiramente em hospitais (bolsas de soro e sangue, seringas, cateteres, luvas, embalagens de remédios) chegando até a medicina moderna que exibe próteses perfeitas, corações artificiais, implantes, entre outros.

Os plásticos estão conquistando seu espaço no setor de construção, isso porque possuem funções importantes e estão presentes em produtos muito utilizados pelo setor como telhas, janelas, revestimentos, pisos, sistemas de hidráulica, caixa d´água, além da contribuição do plástico para o design. E, assim como as sacolinhas, os plásticos utilizados na construção ainda apresentam características de sustentabilidade, durabilidade e resistência.

Ao contrário do que a maioria da população pensa, os plásticos possuem uma grande função na preservação do meio ambiente. O uso de mantas para evitar contaminações no solo e lençóis freáticos; canalização de esgotos, aplicações no setor automotivo; na redução de emissões de gases e estão presentes nas tecnologias de energia solar, eólica, em forma de turbinas e painéis solares.

No setor automotivo, os plásticos trazem benefícios e soluções para os veículos tornando-os mais seguros, leves, resistentes, mais confortáveis e com uma probabilidade menor à corrosão e batidas no trânsito. Tornando os carros mais leves, por exemplo, conseguimos reduzir o impacto ao meio ambiente, já que o material necessita de menos energia para ser produzido e possuem maior durabilidade, o que ajuda na redução de emissões de gases e resíduos e a demanda por peças de reposição.