Pelo segundo ano, a Plastivida e o Instituto Brasileiro do PVC são apoiadores do Fórum da Agenda Ambiental na Administração Pública – Eficiência no Uso dos Recursos Naturais: Água e Energia, que está em sua 9ª edição, e do 6º Prêmio da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Trata-se de uma ação do Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, e do Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis, que será realizada no dia 26 de outubro de 2016, no auditório do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília.

Em consonância com os objetivos do evento, de reforçar a importância da educação ambiental, das boas práticas de consumo e de descarte, da coleta seletiva e da reciclagem, as entidades forneceram as credenciais. Ao final do evento, elas serão coletadas no Papa Cartão®, equipamento desenvolvido pela empresa RS de Paula que tritura o material, destinadas para a reciclagem e transformadas em novos produtos. O acionamento da estação coletora é manual o que promove a economia de energia elétrica e facilita a instalação.

Segundo Miguel Bahiense, presidente da Plastivida e do Instituto Brasileiro do PVC, os plásticos trazem benefícios essenciais ao bem-estar social, econômico e ambiental “Em suas diversas aplicações em setores como medicina, construção, agronegócio, transporte, tecnologia e outros, os plásticos promovem melhorias à qualidade de vida das pessoas a um custo acessível e, ainda, promove ganhos ambientais como economia de recursos, redução do desperdício, entre outros”, diz Bahiense. E completa: “além disso, são produtos 100% recicláveis e sua coleta seletiva e reciclagem deve ser incentivada em todo o país”.

A reciclagem de plásticos no Brasil é uma realidade. Trata-se de uma indústria que gera emprego e renda, além de promover a sustentabilidade, transformando os resíduos em novos produtos com valor de mercado. Hoje, o país recicla uma média de 21% dos seus plásticos pós-consumo, bem próximo a média da União Europeia, e essa quantidade tem potencial para crescer se ampliados os processos de coleta seletiva e educação ambiental. Nossa parceria com o MMA é de fundamental importância na disseminação do consumo responsável e reciclagem dos plásticos, completa o executivo.

Dioclécio Luz, gerente do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do MMA, acredita que a questão ambiental requer a participação de todos, numa aliança entre a sociedade e o governo. ”No caso do plástico, quando ele é descartado de forma correta, quando se destina ao reuso ou reciclagem, deixa de ser problema de descarte inadequado para se tornar solução – não se torna lixo, gera renda e emprego”. “Neste sentido”, observa Dioclécio, “a presença do Plastivida e do Instituto Brasileiro do PVC num evento como este, reforçam o caráter pedagógico desta aliança entre governo e sociedade”.

Para saber mais sobre o evento acesse: http://hotsite.mma.gov.br/a3p/

Sobre a Plastivida – A Plastivida é o instituto socioambiental dos plásticos e atua de maneira colaborativa, por meio da educação ambiental, para disseminar informações precisas e científicas sobre os plásticos - suas propriedades, aplicações, reciclabilidade, além do uso responsável e descarte adequado - a fim de contribuir com o desenvolvimento social e ambiental. Para mais informações: www.plastivida.org.br

Sobre o Instituto Brasileiro do PVC – O Instituto Brasileiro do PVC representa a união de todos os segmentos da cadeia produtiva do PVC, desde os fabricantes de matéria-prima, até os recicladores. Seu compromisso é orientar as empresas associadas a adotarem posturas socialmente responsáveis, difundindo suas qualidades técnicas e ambientais, bem como sua versatilidade e reciclabilidade. Para mais informações: www.pvc.org.br

Sobre o A3P - A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente criado como resposta da administração pública à necessidade de enfrentamento das graves questões ambientais. O programa integra o Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis (DPCS), que, por sua vez, faz parte da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) do Ministério do Meio Ambiente.

Fonte: Pautas Incorporativas